quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Labrador em apartamento?

Uma das perguntas que mais me fazem é: "Mas como você consegue ter um labrador em um apartamento?"

Olha, confesso que no início pensei em desistir e cheguei a achar que seria impossível. Mas, definitivamente, não é!

O labrador é um cão de médio porte que precisa sim de um pouco de espaço e liberdade, mas o que ele mais precisa é de gente! Para desafogar a energia do labrador, indico para os primeiros meses de vida cursos de adestramento e agility. Depois, aulas de natação ou mesmo caminhadas longas com seu cão ajudam muito!

Para labradores que vivem em apartamentos, o ideal é passear de 2 a 3x por dia. "Mas não são passeios de apenas um quarteirão!" , dizia minha veterinária (minha? rs) Vanessa! São passeios de vinte minutos, meia hora. Se você não tem esse tempo, vale a pena, para você e para o cachorro, ter um dog walker! O Tchê, por exemplo, tem o dele.

O Maurício passa lá em casa todos os dias às 06h da manhã, pega o Tchê (a esta altura felicíssimo da vida!) e passeia em torno de 1h. Mais ao final da tarde, meu pai passeia com ele e depois quando eu consigo dou um passeio à noite, mais curto.

Sendo assim, ele não fica com tanta necessidade de sair correndo derrubando os enfeites da casa.

É necessário que se diga que o mais importante para eles é ter uma companhia. Mesmo solto, o Tchê adora ficar nos nossos pés, por exemplo. Ele tem o apartamento inteiro para andar ou mesmo correr, mas muitas vezes eu o pego no pé da Fafá, minha empregada, enquanto ela passa roupa.

Em compensação, quando não tem ninguém em casa, quando chego, o encontro mais triste e ao mesmo tempo agitado como nunca!

Então, os labradores podem SIM viver em apartamentos, desde que tenham alguém durante a maior parte do dia com eles.

Existem raças mais tranquilas, menos carentes e mais independentes, como Lhasa Apso, por exemplo. Minha irmã Lívia tem uma, a Juddy. Em breve, colocarei uma foto dela aqui. Ela é mais dos donos, não precisa toda hora de alguém. É sossegada, dorme bastante, fica mais no sofá do que qualquer outra coisa. E também é um pouco anti-social. Então, não fica querendo interagir com outros cães ou seres-humanos.

Em compensação, não se iludam com os fofíssimos Beagles. Tem gente que pensa que tamanho define se o cachorro pode ou não se adaptar em apartamento. Mas os Beagles, por exemplo, não são muito grandes. Mas como são levados!!!! É unânime! Conversando com donos de Beagles, todos garantem que seria impossível tê-los em apartamentos. Por quê? Um dos principais motivos é que eles são cães farejadores. Precisam de espaço para farejar tudo, cavar, fuçar. E no apartamento, não terão isso. Praticamente, colocando o lugar abaixo!!!

Portanto, se você mora em apartamento, estude bastante a raça antes de adquirir seu cãozinho. Nem sempre aquela raça preferida de todos, será a melhor para você!

Gente, deixo claro aqui, que essas são as minhas percepções quanto ao tema. Gostaria muito agora de saber as de vocês! Vocês têm alguma dessas raças? Em apartamento ou casa? Dá certo? Participem!

28 comentários:

brunam2 disse...

Boa, Lê! Cachorro em apartamento "poooooooooode", desde que com muito carinho e cuidado! O Tchê é um amor de cachorro, quero que ele faça amizade com a Lú e o Pancho!
bjuuuuus

Unknown disse...

Ola! Eu tenho um Labrador, ou melhor uma Labradora - a Birita, mas moro em casa. Na verdade, nem consigo imaginar a Birita morando em apartamento... rs! Ela tem 2 anos e eh super levada, manda - literalmente - na casa e em todos nos! Mas a vida toda eu tive Beagle - foram 4 e qdo a ultima morreu, ficamos sem cachorro por um tempo, ate chegar a Birita. Na minha opiniao, as duas racas se parecem muito, sao levadas, criancas e bem brincalhonas, mas o Labrador por ser maior eh mais bruto nas brincadeiras, rs! Bom, queria dizer que adorei esse blog, Lele! Parabens pela iniciativa!

Bjos grande da Re! ( o computador ta sem acento...)

Lelê Fagundes disse...

Rêeeee! Que bom que veio visitar o Blog do Dog! Logicamente, como estou dizendo a todos os novos visitantes, mande fotinhos da Birita!
Terei um carinho especial com ela, afinal, ela quase foi futura esposa do meu Tchê!!!! beijocas!

Indiana disse...

queria tirar uma dúvida com você, teria algum e-mail que posso estar enviando? Obrigada (indii.d@hotmail.com)

Anônimo disse...

Eu quero ter um labrador, como VC já disse ELES PODEM viver em apartamento.
Pois eu vivo num apartamento, gostaria de saber eles comem MUiTO?
Precisam MUiTAS coisas?
Ex: brinquedos.
Gostaria de ter uma resposta, obrigada. :)

Unknown disse...

É com muita satisfação que escrevo que sim é possível... tenho uma labradora com 7 meses agora e nunca roeu nada dentro de casa, isso que o apartamento é bem pequeno. Desço com ela por 30 minutos poela manhã antes de ir trabalhar e quando chego fico mais uma hora no minimo com ela em uma praça ao lado do apartamento. Deixo diversos brinquedos espalhados no chão e esta dando certo até o momento.

Unknown disse...

Olá pessoal! Moro em uma casa com quintal, eu, meu marido, um filho de um ano e meio e dois labradores, gostaria de me mudar para um apartamento, vcs que já tem experiência acham possível essa combinação?

Unknown disse...

Oi Miriam também tenho um labrador e estou prestes a mudar para um apartamento, estou acostumando ele a ficar dentro de casa e impondo limites, ele sempre foi muito levado a ponto de dar vontade de desistir dele, logicamente isso é fruto de um momento de raiva e logo que passa sentimos que doa-lo seria como dar um filho a um estranho, não há coração que aguente. Agora ele tem um ano e meio e depois de muita chinelada e broncas ele está mais obediente, mas as vezes ainda tem um ataque de loucura, ele já aprendeu comandos básicos e acredito que poderá viver em um apartamento não muito tranquilamente porém já acredito ser possível. Vamos ver. Assim que sair meu ape te falo da minha experiência.

Unknown disse...

Preciso me mudar de cidade e morar num ap. Ganhei meu labrador quando ele tinha 6 meses e hoje ele tem 1 ano e 4 meses. Moramos numa casa com terreiro imenso e rua tranquila num bairro da zona rural. Todos estão falando pra eu dar ele pra alguém, pois não vai se adaptar num ap depois de ter se acostumado com essa liberdade. O amo demais , já chorei muito, mas não consigo nem pensar na minha vida sem ele e a dele sem a minha. As pessoas não entendem, falam pra eu arrumar um cachorro menor... Ele não é objeto pra ser substituido. Estou desolada. Não dou, não vendo, não consigo imaginar minha vida sem ele.

Unknown disse...

Olá, gostei muito do seu post.
Se importa em me dizer qual a metragem do seu apartamento?
O meu é pequeno, 61m²... =/
Obrigada.

Fernanda Mion disse...

Olá, adorei o post e tb saber q é possível ter um labrador no AP. Estou prestes a me mudar para um e levarei o Paul comigo.
Terei condições de passear 2 ou 3 vezes com ele pq morarei ao lado do meu trabalho.
Gostaria de saber como vcs fazem em relação as necessidades deles. Sei q muitas vezes farão na rua, mas é se der vontade em cs? Grata

Fernanda Mion disse...

Olá, adorei o post e tb saber q é possível ter um labrador no AP. Estou prestes a me mudar para um e levarei o Paul comigo.
Terei condições de passear 2 ou 3 vezes com ele pq morarei ao lado do meu trabalho.
Gostaria de saber como vcs fazem em relação as necessidades deles. Sei q muitas vezes farão na rua, mas é se der vontade em cs? Grata

Unknown disse...

Eu tenho um labrador de 9meses e vive num apartamento, ao início ele só fazia as necessidades em casa nunca na rua, parecia que tinha medo de fazer na rua. Mas um dia fez a primeira vez na rua e a partir daí parece que tomou o gosto e nunca mais fez em casa, só na rua. Por isso acho que com o tempo ele vai aprendendo que não deve fazer em casa

Unknown disse...

Eu tenho um labrador de 9meses e vive num apartamento, ao início ele só fazia as necessidades em casa nunca na rua, parecia que tinha medo de fazer na rua. Mas um dia fez a primeira vez na rua e a partir daí parece que tomou o gosto e nunca mais fez em casa, só na rua. Por isso acho que com o tempo ele vai aprendendo que não deve fazer em casa

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Elisangela Lima disse...

Bom dia, gente eu sou fascinada por cães, moro em uma casa, mas ela não tem quintal, tem somente uma varanda, então é como se eu morasse em um apartamento com uma varanda maior. Quase comprei Beagle mas acabei desistindo, só que agora é oficial, já comprei um labrador mas ele ainda está na fase de amamentação, já tenho um Yorkshire e ele é mega, hiper tranquilo. Nao sei como agir com um labrador, sou muitooooo maezona, não vou ter coragem de viajar e não levá-lo, conclusão, vou ganhar um bebê. Estou com medo mesmo é da adaptação dele em uma casa sem quintal, eles costumam fazer bagunça? Roer as coisas??

Unknown disse...

Boa tarde! Ricardo, uma pergunta: Como ensinou ele a fazer as necessidades na rua? Se der vontade em casa ele pede pra ir na rua? Ou vc já marcou o horário e o leva?

Eu tenho um labrador de 4 meses, o Lucky!Estou morando na casa dos meus pais por um tempo, a casa é bem grande e o quintal enorme, a rua é tranquila pra passear com ele. Mas iremos voltar pra minha casa que é bem pequena, não tem quintal, apenas um espaço no terraço que não é tão grande. Quando compramos o Lucky, jáestavamos na casa dos meus pais, ele é até tranquilo, e sei que terei que passear com ele, e graças a Deus vou trabalhar em casa então poderei dar atenção. Maaas, minha maior preocupação é em relação as necessidades, ele só faz na varanda. Mas quando for pra minha casa não quero que ele faça em casa nem no terraço. Se puder me dar algumas dicas agradeço.

Unknown disse...

Olá carina, parabénss, e ai conseguiu adaptar à casa nova??

Anônimo disse...

oi pessoal tenho uma labrabrador q teve filhotes,a ideia incial er era vender todos os filhotes ,mais me apeguei muito a eles cada dia q passa to mais apegada �� eles tem apenas 10 dias de vida tao lindos e fofos... o pior q me mudei pra uma casa sem quintal a luna e os bbs estao no momento na casa de minha cunhada. estou deseperada não sei o que fazer �� depois de ler o que vcs falaram me empolguei pra cria um filhote em casa e a luna ir morar com meus pais ja que sempre estou indo la. acho que o filhote se acoatumaria melhor aqui em casa e eu poderia treinalo desde o inicio ,ja luna esta acostumada com espaço é uma atleta. ainda não resolvi nada do que fazer com quem ficar,com quantos ficar�� ja sinto falta da luna embora que a vejo todos os dias. ai pessoal o que fazer ? quem podera me ajudar?

Unknown disse...

Oi Carina, eu no seu lugar jamais daria meu cachorro pra outra pessoa... Vc pode achar que está fazendo o melhor por ele, mas cachorros são muito fiéis aos donos, ele não vai entender que é pelo bem dele e vai sim se sentir abandonado já que vc é a companheira dele... Por tanto, se possível, leve ele com vc e siga as dicas que vimos aqui e podem ser encontradas na internet de como criar cachorro em ambientes menores, vale a pena! :D

Alexandra disse...

Oi gente, tudo bem?
Tenho uma labrador de 6 anos, a nossa amada Stefany, que adotamos tem 01 ano e meio aproximadamente. Moramos em uma casa e ela fica no quintal, entra pouco em casa. Estamos para nos mudar para um apartamento. A Stefany foi criada em uma casa com quintal bem pequeno porém, com quase 05 anos, a adotamos e temos um quintal bem grande, onde ela pode correr e brincar muito.... e adooooooora isso! Fica no portão nos esperando e quando chegamos em casa, nos recebe na porta do carro com muitos carinhos e já sai correndo buscar a bolinha pra brincar com a gente! Amoooo, é mesmo um anjo! Pergunto: será, que sendo adulta e criada em casa com quintal, ela vai conseguir se acostumar em um apartamento? Pensamos em doá-la mas, não teríamos essa coragem... O que fazer?

Clarice disse...

Bom dia. Tenho um labrador e estou me mudando pro Ceará, vou para um apartamento. Meu labrador está com 5 anos. Foi adestrado. Será que vai se habituar a no a vida?

Unknown disse...

Oi tenho uma labrador de 9 anos moro em uma casa com quintal grande mas vou me mudar para um apartamento mas a minha Katy é bem tranquila e bem gordinha não corre mt fica mais é deitada e na minha volta quando estou em casa,mas tô preocupada dela ficar deprimida ou estressada por ficar maior parte do dia sozinha em casa trancada no apartamento o que eu poderia fazer pra isso não acontecer?sou completamente apaixonada pela minha princesa katy

Anônimo disse...

tenho a Princesa a 6 anos, uma labradora linda e mt calma, estou me mudando para apt. o que mais me preocupa é a troca de pêlos, mas ainda prefiro ter ela em um apt e sozinha durante o dia que doá-la para outra pessoa que não a conhece. eu amo minha Princesa, mas acho inseguro viver em casa em uma cidade de grande porte e que eu nem conheço ainda. =(

Alexandre disse...

Opa! Tudo bom?
Acabou de chegar um labrador aqui em casa filhote ainda. Moro em apartamento e gostaria de saber de vcs o que fizeram para minimizar o problema da displasia coxofemoral.
To atras de dicas !
Vlw e excelente blog

Alexandre disse...

Opa! Tudo bom?
Acabou de chegar um labrador aqui em casa filhote ainda. Moro em apartamento e gostaria de saber de vcs o que fizeram para minimizar o problema da displasia coxofemoral.
To atras de dicas !
Vlw e excelente blog

Alexandre disse...

Opa! Tudo bom?
Acabou de chegar um labrador aqui em casa filhote ainda. Moro em apartamento e gostaria de saber de vcs o que fizeram para minimizar o problema da displasia coxofemoral.
To atras de dicas !
Vlw e excelente blog

Alexandre disse...

Opa! Tudo bom?
Acabou de chegar um labrador aqui em casa filhote ainda. Moro em apartamento e gostaria de saber de vcs o que fizeram para minimizar o problema da displasia coxofemoral.
To atras de dicas !
Vlw e excelente blog