terça-feira, 1 de março de 2011

Segundo estudo, os animais têm empatia pelas emoções humanas

Pesquisadoras do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazr, em Portugal, constaram que os cachorros parecem sentir empatia pelas emoções humanas, tanto que os animais usados em terapias podem até adquirir as emoções de seus donos.
De acordo com o estudo, os animais não copiam simplesmente as emoções que estão ao seu redor. Cães podem ficar chateados como uma criança quando criados em um ambiente familiar com brigas. E podem pedir por ajuda no caso de emergências, o que sugere certo grau de percepção e empatia.

Mas não é fácil enganar um cachorro. Em um experimento em que os donos dos animais fingiram um acidente ou um ataque cardíaco, os cães ficaram confusos e não prestaram socorro. Para as pesquisadoras, isso acontece porque o cão tem que sentir outros sinais, como cheiro e sons. Outro estudo mostrou que cachorros usados em terapias são afetados emocional e fisicamente por seu "trabalho", se beneficiando de massagens e outras práticas calmantes.

De acordo com as cientistas, os cães são afetados pelas emoções humanas por que são descendentes dos lobo, caninos sociais, cooperativos e que sentem empatia por outros lobos. A evolução e a domesticação teriam feito com que os cachorros conseguissem sincronizar suas emoções às humanas. Outro motivo seria a seleção artificial, que buscou animais cada vez mais inteligentes – e provavelmente capazes de “entender” melhor as pessoas.


por Revista Galileu

3 comentários:

Compro Videos disse...

JÁ PENSOU GANHAR DINHEIRO COM OS VIDEOS DO SEUS PETS?

Compro os vídeos divertidos, engraçados ou bonitos de seus bichos de estimação e fácil e lucrativo, receba ate 50 reais por vídeo!

Para começar a ganhar dinheiro e fácil! Mande seu vídeo para comprosseusvideos@gmail.com e aguarde a avaliação! Caso seu vídeo seja aprovado uma proposta com o valor será enviada para você! Nenhum vídeo será utilizado sem sua aprovação! Sem truque sem pega simples assim!
Seu vídeo pode ser utilizado em propagadas e programas ao redor do mundo. Após a venda todos os direitos serão nossos.
Regras:
- Vídeo não deve conter imagens, sons ou partes de outros vídeos que tenham direitos autorais
- Os animais do vídeo tem que ser seus! (podem ser necessárias provas)

Aguardo os vídeos e bons negócios para todos!

comprosseusvideos@gmail.com

Webmendes disse...

www.allpetbreeds.com

Mirna disse...

Cães sentem emoções humanas. Se eu estou triste, meu cão vem e fica comigo. isso é algo que ele aprendeu quando ele estava em Adestramento de Cachorro . O professor agiu situações para que o cão a agir de uma determinada maneira.